Desperdiçar a primavera é desumanizar a vida, embrutecer o viver, diminuir a criação. Não há estação mais bonita que a primavera. Agora é o momento mais propício para aguçar nossa sensibilidade através de todos os sentidos. Agora é hora de curtir a natureza; parar para pensar, refletir; prestar mais atenção às pessoas; rever nossos princípios e valores; aumentar a nossa fé. A explosão da natureza na primavera deve aumentar nosso fator humano, nossa sensibilidade. Não deixe a primavera passar em branco, nem viva como se fosse outra estação. Saia para caminhar num parque; faça um piquenique como nos velhos tempos; preste atenção nas árvores floridas; atente para os animais que se assanham com o fim do inverno; vá a um concerto de música. Sorria!
Não pense que tudo isso é bobagem. Nos últimos tempos temos embrutecido nossas vidas; corrido muito; trabalhado muito; nos estressado com este mundo competitivo e louco em que vivemos. A primavera é um tempo de repensar nossas prioridades para dar espaço às coisas essenciais da vida. Agora é tempo de curtir mais a família, reatar as velhas amizades, esquecer as ofensas. É tempo de passar por cima das pequenas coisas e pensar grande. Grande como a natureza. Grande como o detalhe das flores que deixamos de observar.
Primavera significa começo. Tudo brota e rebrota. A natureza renasce. Que tal aproveitar a primavera para fazer brotar (e rebrotar) em nós a gentileza, a polidez e aqueles pequenos hábitos que parecem estar ultrapassados de ainda dizer “com licença”, “por favor”, “obrigado” e “me desculpe”?
Que tal aproveitar a primavera para treinar nossa atenção? Ao prestar atenção na manifestação da natureza, na beleza das flores e no cheiro da chuva, façamos um esforço para também prestar mais atenção no que os outros falam, na opinião alheia, na diversidade humana e em como devemos respeitar essa diversidade – que tanto enriquece a vida se soubermos aprender a conviver com ela.
Portanto, procuremos entrar em total sintonia com esta estação que está começando e que ela faça brotar em nós uma pessoa melhor, mais centrada em valores e princípios elevados, mais respeitosa, mais gente. Sintonize-se com a primavera!
Pense nisso. Sucesso!
(Luiz Marins)